O Funrural: Uma Contribuição Previdenciária para Produtores Rurais

Tempo de leitura: 2 minutos

O Funrural, Fundo de Previdência Social Rural, é uma contribuição previdenciária que incide sobre os produtores rurais. Essa contribuição é coletada por pessoas jurídicas no momento da compra dos produtos, com base no valor bruto da comercialização. No entanto, é importante ressaltar que apenas contribuir para o Funrural não garante o direito à aposentadoria, sendo necessário também contribuir individualmente para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Funrural não é uma contribuição exclusiva para a aposentadoria dos produtores rurais, mas sim para o sistema previdenciário como um todo.

A alíquota e as obrigações

Quando calculado com base na folha de pagamento, o Funrural possui uma alíquota total de 23% sobre o valor dos salários. Desse total, 20% corresponde à contribuição para o INSS e 3% à contribuição para o RAT (Risco Ambiental do Trabalho). Além disso, existem outras alíquotas referentes a terceiros, como o INCRA e a Contribuição Sindical.

Os benefícios e os debates

Criado em 1971, o Funrural tinha como objetivo fornecer benefícios previdenciários aos produtores rurais, como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte. No entanto, nos últimos anos, essa contribuição tem sido alvo de debates e controvérsias. Alguns argumentam que o Funrural é um imposto regressivo que impacta de forma desproporcional os pequenos agricultores, enquanto outros defendem sua importância para o sistema previdenciário.

A questão da inconstitucionalidade

Em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o Funrural como inconstitucional. Desde então, o governo vem trabalhando para eliminar gradualmente esse imposto. No entanto, apesar da decisão, o Funrural ainda está em vigor, e os produtores rurais continuam obrigados a efetuar o pagamento dessa contribuição.

O futuro do Funrural

Apesar da discussão em torno da inconstitucionalidade e da possibilidade de eliminação do Funrural, o futuro dessa contribuição previdenciária ainda é incerto. Acredita-se que nos próximos anos o imposto será eliminado, mas enquanto isso não acontece, os produtores rurais devem continuar cumprindo com suas obrigações e efetuando o pagamento do Funrural.

Conclusão

O Funrural, como contribuição previdenciária para produtores rurais, desempenha um papel importante no sistema previdenciário como um todo. Embora haja debates e controvérsias em relação à sua aplicação e impacto, é fundamental que os produtores rurais estejam cientes de suas obrigações e continuem cumprindo com o pagamento do Funrural. Ainda que o futuro dessa contribuição seja incerto, é necessário manter-se atualizado sobre as mudanças e ajustes que possam ocorrer nesse contexto.

Leia: Atividade rural e agroindustrial: Diferenças e sua tributação