O Google sabe muita coisa sobre você. Saiba como evitar isso!

Tempo de leitura: 6 minutos

É fato que o Google sabe muita coisa sobre você, no entanto, poucas pessoas sabem que é possível apagar informações e proteger nossa máquina de espiões que podem roubar nossas informações, mostraremos abaixo, quais informações o Google sabe sobre nós e como é possível removê-las.

O Google sabe muita coisa sobre você! 6 itens que você deve excluir imediatamente!

Cada versão que o Google lança do navegador, há muitas polêmicas que envolvem os dados pessoais dos usuários, para aumentar seu grau de proteção, apresentaremos algumas dicas úteis abaixo:

1º Histórico de navegação do Chrome sincronizado com a conta do Google

É importante ter muita atenção na hora de realizar o login, afinal, sabemos que, quando nos conectamos aos serviços do Google, automaticamente estamos nos conectando ao navegador Chrome, esta polêmica surgiu após a versão 69 lançada pelo Google.

É possível desabilitar a sincronização, para isso, basta seguir os procedimentos a seguir:

"chrome://flags/#account-consistency" (sem aspas). Em seguida, pressione “Default” na seção “Identity consistency between browser and cookie jar” e escolha a opção “Disable”. Por fim, somente é necessário reiniciar o computador, obs: este caminho deve ser digitado na URL do navegador.

Se você não quer que o histórico do navegador não seja compartilhado, então, não esqueça de apagar seguindo o seguinte caminho: “Histórico”. Depois, pressione “Limpar dados de navegação” e selecione “Todo o período”. Marque a opção “Histórico de navegação” e assinale “Limpar dados”.

2º Histórico de compras

As suas compras online são armazenadas no Gmail, se você faz pedidos e pagamentos com a conta do Google, as informações como produto, valor, site ficam registradas, o histórico de compras pode ser apagado tanto no celular quanto no computador.

Para o PC e o celular, basta digitar o endereço myaccount.google.com/purchases, se você não estiver logado é necessário que faça o login, para fazer a remoção da compra você deve copiar o nome do produto e clicar em Remover Compra.

Assinale a opção "Ver email", abra a mensagem sobre a compra, e clique em lixeira para apagar, se houver mais de uma compra, repita todo o processo até que as compras sejam removidas.

3º Histórico de visualização de vídeos do YouTube

O histórico de vídeos também é observado, tudo o que acontece na plataforma, como buscas e vídeos assistidos é armazenado, através dessas informações é que a lista de sugestões é criada, o procedimento de limpeza é semelhante no Android e IOS, somente você deve seguir os caminhos:

“Configurações”. Toque “Histórico e privacidade”, depois em “Limpar histórico de exibição”. Os vídeos que foram visualizados nos dispositivos vinculados à sua conta, são devidamente removidos, se for no Android, apenas faça o caminho “Configurações”. Toque “Histórico e privacidade”, depois em “Limpar histórico de exibição”.

Se você quer evitar armazenamentos futuros, somente marque a opção "pausar o histórico de exibição".

4º Histórico de buscas

O Google sabe muita coisa sobre você graças ao buscador, prejudicando com isso, a privacidade dos usuários, se você utiliza computador compartilhado, outras pessoas podem ver o que você está acessando.

Felizmente, podemos remover essas informações no Google e no Android, basta seguir os passos abaixo:

  • Google (google.com) e clicar em "Configurações”, na parte inferior da tela, e depois em "Histórico";
  • "Excluir atividade por", escolha o período (hoje, ontem, últimos 30 dias e todo o período, por exemplo) e, por último, clique em "Excluir".

Tenha atenção, pois se o processo for confirmado, não será possível recuperá-lo.

5º Histórico de localização

O GPS do celular ajuda o Google Maps a salvar a sua localização, a plataforma tem como saber sobre os locais que você esteve, por exemplo, casa, trabalho, faculdade, academia, etc, já no ano de 2018, houve muita polêmica sobre este recurso.

Foi através da Princeton University, que o mundo ficou sabendo deste rastreamento, em resposta, veja o que o Google disse sobre a polêmica:

"Existem várias maneiras que o Google pode usar a localização para melhorar a experiência das pessoas, incluindo: Histórico de Localização, Atividade na Web e de Aplicativos e Serviços de Localização no nível do dispositivo”.

Para desabilitar o histórico, apenas entre no Google Maps e faça o caminho: “Sua linha do tempo” e depois em “Gerenciar histórico de localização”. Desative o botão “Histórico de localização” e, por último, aperte “Pausar”.

A página de controle de atividades também deve ser desabilitada, faça o caminho: (myaccount.google.com/activitycontrols) e desmarcar a opção “Atividade na Web e de apps”.

6º Histórico de buscas do YouTube

Além dos vídeos assistidos, o Google também armazena as buscas realizadas no buscador de vídeos, os registros de palavras-chave pesquisadas podem ser removidas, para isso, clique em “Histórico” e depois em “Histórico de pesquisas'', clique no X dos itens que pretende excluir.

Ou se preferir, basta selecionar todo o histórico, na opção limpar todo o histórico de uma só vez, este procedimento pode ser realizado no Android e no IOS.

Contrate uma contabilidade online segura e confiável!

O google sabe muita coisa sobre você
O google sabe muita coisa sobre você

Agora que você sabe como o google sabe muita coisa sobre você, na hora de adquirir um serviço online, escolha uma empresa que seja confiável e que esteja de acordo com a LGPD, nossa contabilidade online também presta os seguintes serviços abaixo:

Contabilidade

Dentro da contabilidade, podemos atender serviços como: controlar a evolução de um patrimônio, tornar a vida do empreendedor mais simples com menos burocracia, registrar fatos de natureza econômico-financeira, etc. O contador deve ter CRC, além de um diploma de nível técnico e superior.

Simples Nacional

Se você é uma empresa enquadrada no Simples Nacional, está em dúvida sobre quais impostos recolher, nossa equipe da Arka Online está aqui para auxiliá-lo(a). Oferecemos todas as orientações relacionadas a restituição do IR, entrega de declarações como a DRE, e assim por diante.

MEI

Para quem ainda não é MEI(Microempreendedor Individual), ajudamos no processo de abertura de empresa, é importante consultar se as atividades que você exerce estão dentro da lista exibida pelo Portal do Empreendedor.

Portanto, nós da Arka Online temos todos os serviços necessários, para que a sua empresa possa garantir um bom faturamento todos os meses, se deseja mudar de contabilidade, ajudamos no processo de transição.

ARKA Online Notícias

Leia: Algumas considerações sobre os direitos a um ponto comercial