5 maneiras de parar sua paranóia de produtividade e abraçar o poder da colaboração

Tempo de leitura: 8 minutos

A criatividade prospera na colaboração e muitos dos artistas, pensadores, escritores, designers e inventores mais bem sucedidos do mundo têm tido uma batalha constante com suas próprias inseguranças e medos subconscientes.

A criatividade é um traço outlior, portanto vai contra nossas inclinações naturais de colaborar com pessoas que não conhecemos bem ou em quem não confiamos. Mesmo que você consiga encontrar alguém com quem se sinta à vontade para colaborar, ainda há a questão da confiança.

Pode este estranho ser confiável para não revelar suas idéias a outros? Quem mais sabe sobre esta colaboração? Como eles reagirão quando souberem de seus planos? Como você sabe que eles não usarão o que você compartilha contra você mais tarde?

Não há uma solução rápida para estas inseguranças, pois elas derivam de um problema mais profundo - o poder da colaboração tem uma forma de sobrecarregar até mesmo os indivíduos mais confiantes. Mas há maneiras de mitigar seus efeitos, baixar sua guarda e abraçar o poder da colaboração com os outros.

Comece pequeno e fique confortável

Você não pode entrar em uma sala cheia de pessoas e começar imediatamente a colaborar. Como qualquer nova habilidade, construir confiança em sua capacidade de colaborar vem da prática. Isso significa dar pequenos passos para confiar nos outros. A chave aqui é ficar à vontade com a idéia de compartilhar suas idéias antes de ir all-in e compartilhar sua grande visão para a IA a nível humano com seus colegas de trabalho.

Tarefas menores como brainstorming juntos, compartilhar documentos de pesquisa com um colega, ou mesmo construir um projeto colaborativo juntos podem ser uma ótima maneira de facilitar esta nova maneira de trabalhar. À medida que você se sente mais à vontade com estas pequenas colaborações, você pode gradualmente se esforçar para ter uma visão mais expansiva de seu trabalho com os outros.

Embora estas colaborações possam ser muito úteis na construção da confiança, elas não podem substituir a necessidade central de você encontrar sua própria criatividade e perseguir suas próprias idéias específicas. A colaboração é uma forma de ser mais produtivo, não um substituto para a criatividade.

Construindo confiança através da transparência e colaboração prévia

Quando você começa a colaborar com outros, é importante construir confiança através da transparência e colaboração prévia. Transparência significa compartilhar informações com outros sobre o trabalho que você faz, sem explicar como você o faz. Desta forma, os outros não assumirão que sabem como você trabalha sem que você lhes dê qualquer informação sobre esse processo.

Uma das melhores maneiras de construir transparência e confiança com os outros é ser aberto sobre colaborações anteriores. Isto inclui explicar quaisquer projetos nos quais você estava envolvido antes do início desta nova colaboração, e quaisquer colaborações anteriores com outras pessoas. Certifique-se de ser o mais específico possível, especialmente quando você estiver explicando colaborações anteriores com outras pessoas.

A confiança é construída uma pessoa de cada vez, e a melhor maneira de fazer isso é ser aberto, explicar seu trabalho e deixar que os outros vejam que você é transparente. Se você estiver trabalhando em um projeto e alguém lhe perguntar o que você está fazendo, não deixe de compartilhar o que você está fazendo com eles e por que você está fazendo isso. Isto não só criará confiança com essa pessoa, mas provavelmente fará com que ela queira colaborar com você no futuro.

Leia: Como funciona e para que serve a Incorporação de empresas

Não tenha medo de compartilhar suas idéias com outros

Há sempre um risco em compartilhar suas idéias com os outros, porque mesmo que você confie completamente nessa pessoa, há sempre a chance de que ela possa traí-lo de alguma forma. É por isso que é importante construir confiança com aqueles com quem você compartilha idéias - você precisa ser capaz de confiar o suficiente nessa pessoa para que você se sinta confortável em compartilhar suas idéias com ela. Mas esta não é uma rua de mão única.

Você também precisa estar aceitando que as pessoas possam compartilhar idéias com você, sem lhe dar qualquer visão de seu trabalho ou lhe dar qualquer informação para usar contra elas. Não se trata de roubar as idéias de outra pessoa, mas sim de tomar emprestados elementos de seu trabalho, discutir esses elementos e depois incorporá-los em seu próprio projeto. Isto não é uma violação da confiança, mas sim uma forma de colaboração e empréstimo.

Manter-se flexível e estar atento às mudanças dinâmicas nas reuniões

Uma vez acostumado a ser mais aberto com os outros, é importante manter uma mente aberta. Confiança, confiança, confiança - esta é a chave para colaborar de uma forma saudável. Mas a confiança é construída uma pessoa de cada vez, portanto, se você recebeu algumas pessoas em sua confiança, você precisa ser flexível e consciente do que sua dinâmica e como eles vão reagir quando descobrirem.

O trabalho colaborativo é muitas vezes imprevisível, e as pessoas com quem você trabalha podem mudar durante o curso de um projeto ou reunião, o que pode te desestimular. Às vezes, você pode precisar ser flexível e consciente de como as pessoas ao seu redor estão reagindo para que você não perca nenhuma percepção chave ou novas conexões por estar muito rigidamente apegado a suas idéias originais.

Mantenha a comunicação em movimento com notas adesivas e um quadro branco

À medida que você começa a colaborar mais, você precisa manter a comunicação em movimento com notas adesivas e um quadro branco, duas das formas mais simples e eficazes de fazê-lo. A comunicação através de notas adesivas e um quadro branco é simples, mas eficaz.

Você pode usar notas adesivas para anotar idéias-chave enquanto alguém está falando, enquanto o quadro branco lhe dá a capacidade de desenhar diretamente no quadro, o que pode ajudá-lo a representar visualmente as idéias e trabalhar através de problemas à medida que elas são apresentadas a você. Estas são duas das formas mais básicas e eficazes de colaboração, mas também são as mais acessíveis.

Você não precisa ter acesso a softwares caros ou hardware caro para usá-los, você pode usá-los em uma sala de reuniões, em um café, em uma estação de trem ou em qualquer outro lugar que tenha uma parede ou quadro branco que você possa usar.

Não apenas escute - fale também

O poder da colaboração
O poder da colaboração

Há dois lados em cada conversa - o que está sendo comunicado, e o que está sendo escutado. Quando você começa a colaborar com os outros, você precisa estar ciente daquele que está escutando, que é você mesmo. Quando você está em uma conversa, especialmente quando está sendo escutado, você precisa estar ciente de como está se comunicando. É aqui que você precisa aproveitar a política de porta aberta de falar com os outros, mesmo quando eles estão ocupados fazendo outras tarefas ou conversando com outras pessoas.

Ponha-se lá fora quando estiver sendo escutado, fale através de suas idéias, compartilhe fotos e esboços com outros, e use o quadro branco para comunicar visualmente suas idéias. Isto fará com que os outros saibam que você está ouvindo o que eles estão dizendo, e o ajudará a manter-se consciente de sua própria comunicação.

Conclusão

A colaboração é um conceito poderoso, mas que pode parecer esmagador no momento. Você pode hesitar em trazer outros ao seu trabalho porque está preocupado com o que eles podem fazer com as informações que você compartilha com eles.

Você pode estar se sentindo tão isolado e sozinho em seu trabalho que tem medo de compartilhar qualquer coisa - muito menos o que os outros sabem e o que eles podem ter a dizer sobre seu trabalho. No entanto, trabalhar isolado só levará a um caso muito mais grave de paranóia de produtividade.

Então, como você colabora com os outros de forma saudável e produtiva? Comece pequeno, fique confortável com a idéia de compartilhar informações com os outros, construa confiança através da transparência e colaboração prévia, não tenha medo de compartilhar suas idéias com os outros, mantenha-se flexível e esteja ciente das mudanças dinâmicas nas reuniões, não apenas escute - fale também.