Uma grande maioria da população concorda que os ricos deveriam pagar impostos mais altos para apoiar programas sociais

Tempo de leitura: 2 minutos

A pesquisa realizada pela Oxfam Brasil e Datafolha mostrou que 95% dos participantes acreditam que o Auxílio Brasil deve prestar assistência a quem vive na pobreza.

Os ricos deveriam pagar impostos mais altos
Os ricos deveriam pagar impostos mais altos

85% dos entrevistados da Oxfam Brasil e Datafolha concordaram com a necessidade de aumentar os impostos dos ricos para financiar programas sociais.

O estudo intitulado Nós e as Desigualdades 2022 foi divulgado nesta quarta-feira, 15. Ele mostrou que 94% das pessoas acreditam que os impostos pagos devem beneficiar o segmento mais pobre da população.

Katia Maia, diretora-executiva da Oxfam Brasil, diz que os resultados da pesquisa vão contribuir para a discussão pública em torno das eleições mais importantes no Brasil desde os anos 1970. Ela continuou dizendo: 'Esperamos que os resultados desta pesquisa contribuam para o debate público, especialmente enquanto brasileiros e mulheres se preparam para as próximas eleições.'

Ela encerrou o discurso pedindo a candidatos e candidatos a mandatos em todo o Brasil que ouçam o clamor da população por um país mais justo e menos desigual.

Foram entrevistadas 2.564 pessoas entre os dias 8 e 15 de março deste ano. A pesquisa teve uma margem de erro de 2 pontos percentuais. Além disso, 95% das pessoas entrevistadas afirmaram estar confiantes nos resultados.

O estudo revelou as seguintes informações como parte de suas descobertas:

Os brasileiros acreditam que o governo deve fornecer recursos para pessoas carentes por meio de programas de assistência social e transferência de renda. Aproximadamente 96% da população tem essa crença, e é porque eles acreditam que o governo é obrigado a fazer isso.

Acredita-se que o Auxílio Brasil – que significa Brazil Aid em inglês – ajuda a todos que vivem na pobreza por 95% das pessoas.

Segundo Jefferson Nascimento, da Oxfam Brasil, a expressão de uma sociedade que vive tempos econômicos e sociais difíceis confirma a percepção de que mais de 33 milhões de pessoas passam fome. Nascimento é coordenador de Justiça Social e Econômica da Oxfam Brasil e coordenador da pesquisa relacionada.

Pesquisa Nós e as Desigualdades - Oxfam Brasil

Leia também: Recusar-se a declarar seu imposto de renda pode ter sérias consequências

Arka Online Contabilidade

Arka Notícias