RFB lança manual da Malha Fina e da Nova Malha Fiscal Digital

Tempo de leitura: 2 minutos

A Receita Federal do Brasil (RFB) lançou em 13/7 o Manual da Malha Fina e da Nova Malha Fiscal Digital. O manual foi elaborado para orientar os contribuintes sobre como evitar cair na malha fina e como resolver as pendências fiscais.

A malha fina é um processo de fiscalização da RFB que identifica declarações de imposto de renda com inconsistências. As declarações que são selecionadas para a malha fina são analisadas por auditores fiscais, que podem exigir informações complementares dos contribuintes ou autuar os contribuintes por infrações fiscais.

O manual da RFB traz informações sobre os principais tipos de irregularidades que podem levar à malha fina, como a falta de declaração de rendimentos, a declaração de despesas indevidas e a declaração de valores a menor. O manual também traz informações sobre como resolver as pendências fiscais e evitar cair na malha fina no futuro.

A nova malha fiscal digital é um sistema da RFB que permite aos contribuintes consultar as pendências fiscais e resolver as pendências de forma rápida e fácil. O sistema é gratuito e está disponível para todos os contribuintes.

Para acessar a nova malha fiscal digital, os contribuintes devem acessar o site da RFB e clicar no link "malha fiscal digital". Em seguida, os contribuintes devem informar o número do CPF e a senha da conta gov.br.

A nova malha fiscal digital permite aos contribuintes consultar as seguintes informações:

  • Declarações de imposto de renda selecionadas para a malha fina;
  • Pendências fiscais;
  • Documentos necessários para resolver as pendências fiscais;
  • Guias de pagamento das pendências fiscais.

Os contribuintes também podem usar a nova malha fiscal digital para resolver as pendências fiscais de forma online. Para isso, os contribuintes devem selecionar a pendência fiscal que deseja resolver e clicar no botão "resolver pendência". Em seguida, os contribuintes devem seguir as instruções do sistema para resolver a pendência fiscal.

A nova malha fiscal digital é uma ferramenta importante para os contribuintes que desejam evitar cair na malha fina e resolver as pendências fiscais de forma rápida e fácil.

Leia: Encerramento das Escolas Cívico-Militares no Brasil: Decisão do MEC Gera Reações Mistas