PGFN Estende Prazo para Renegociação de Dívidas: O Que Você Precisa Saber

Tempo de leitura: 2 minutos

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) tomou uma decisão significativa que pode beneficiar muitos contribuintes em todo o país. Recentemente, a entidade divulgou o Edital PGDAU nº 4/2023, que estende o prazo para adesões a negociações de dívidas com condições especiais. Aqui está um resumo das informações mais cruciais sobre essa atualização:

1. Benefícios da Renegociação

A PGFN está oferecendo uma série de vantagens para aqueles que optarem por renegociar suas dívidas. Entre os benefícios mais notáveis estão:

  • Entrada facilitada
  • Descontos significativos
  • Prazo estendido para pagamento
  • Uso de precatórios federais para amortizar ou liquidar o saldo devedor

2. Prazo de Adesão

Os contribuintes interessados em aproveitar essas condições especiais devem agir rapidamente. A adesão está disponível no portal Regularize e vai até o dia 28 de dezembro.

3. Modalidades de Negociação

A PGFN delineou quatro modalidades distintas de negociação, cada uma atendendo a diferentes públicos e necessidades:

  • Transação de pequeno valor: Voltada para pessoas físicas, MEI, microempresas e empresas de pequeno porte. Permite a negociação de dívidas de até 60 salários mínimos com desconto de até 50% do valor total.
  • Transação para débitos de difícil recuperação: Aplica-se a dívidas inscritas há mais de 15 anos ou suspensas por decisão judicial por mais de 10 anos.
  • Transação garantida por seguro: Indicada para contribuintes com decisões judiciais desfavoráveis e dívidas garantidas por seguro ou carta fiança.
  • Transação conforme capacidade de pagamento: Oferece o maior prazo para parcelamento, com descontos em juros, multas e encargos.

4. Restrições

É essencial que os contribuintes estejam cientes de que as negociações propostas pela PGFN se aplicam exclusivamente a dívidas classificadas como dívida ativa da União. Isso significa que dívidas sob a alçada da Receita Federal e do FGTS não são elegíveis para essas modalidades de renegociação.

Conclusão

A decisão da PGFN de estender o prazo para renegociações de dívidas oferece uma oportunidade valiosa para muitos contribuintes regularizarem sua situação fiscal. Com várias modalidades de negociação disponíveis e uma série de benefícios associados, é uma chance imperdível para aqueles que buscam alívio financeiro e uma solução para suas pendências com o governo.

Leia: Novas Diretrizes no eSocial: Processos Trabalhistas em Foco