Trabalhar por Conta Própria: Os Prós e Contras

Tempo de leitura: 3 minutos

Trabalhar por conta própria não é apenas vantagens. Às vezes, existem grandes desvantagens. É importante que você saiba antecipadamente quais são os prós e contras de trabalhar por conta própria para que possa ter uma visão realista do que está se metendo.

Contras:

A Vida Profissional e Pessoal Frequentemente Colidem

Devido à falta de rotina e à inexistência de uma clara distinção entre o tempo de trabalho e o tempo livre, você pode se encontrar trabalhando em horários incomuns para atender às necessidades da sua família, sentindo como se nunca tivesse um dia de folga.

Você Fará Muito Trabalho de Graça

Grande parte do trabalho que você faz para o seu negócio não é faturável, portanto, pode parecer trabalho gratuito até que você comece a ter lucro. Pode ser difícil se motivar para fazer coisas que não estão gerando renda agora, mas você deve persistir para manter seu negócio funcionando sem problemas.

A Família Pedirá que Você Faça Coisas (já que você não está fazendo nada)

Não apenas a família, mas às vezes os amigos começarão a contar com você para tudo. Eles pedirão que você faça suas tarefas, como cuidar de seu filho doente para que possam ir trabalhar. Seu cônjuge e filhos deixarão de ajudar em casa, já que você está lá de qualquer maneira. Isso nunca acaba.

Coisas Irão Distraí-lo

Sem supervisão, até mesmo o indivíduo mais estudioso e organizado pode se desviar devido à internet, televisão e coisas que estão por perto para distraí-lo do trabalho. Cabe a você e somente a você estabelecer uma boa programação de trabalho para ajudar a evitar isso.

Prós:

Não Mais Viver Pelo Relógio

Se você organizar seu negócio corretamente, poderá acordar naturalmente sem um alarme forçando você a se levantar quando seu corpo não está pronto. Você também pode ir para a cama quando quiser. É uma liberdade não viver sempre pelo relógio.

Não Mais Engarrafamentos

Um dos melhores benefícios é não ter que ficar preso em um engarrafamento durante o horário de pico quando você precisa ir ao banheiro. Você não terá que fazer isso mais e será um alívio, especialmente em dias de mau tempo quando todos os demais têm que se arrastar pela neve ou pela onda de calor.

Menos Interrupções Relacionadas ao Trabalho

O bate-papo no escritório pode ficar esmagador às vezes e pode ser difícil realizar o trabalho devido a isso. Sem mencionar as reuniões de escritório. Seja honesto, você já conseguiu realmente trabalhar devido a uma reunião?

Um Horário Flexível

Se você tem uma reunião de pais e professores, não precisa pedir permissão para ir. Se você quer arrumar o cabelo, vá em frente. O que você quer fazer durante o dia é com você, desde que encontre tempo para também fazer seu trabalho para que possa ser pago. Seu horário é seu.

A Mentalidade do Empreendedor

Ser um empreendedor pode ser avassalador e exaustivo. Então, como algumas pessoas parecem prosperar e alcançar seus objetivos e sonhos enquanto outras lutam? A resposta está na mentalidade. Para iniciar sua jornada rumo ao sucesso hoje mesmo, comece a cultivar uma Mentalidade Empresarial.

O ciclo de um empreendedor bem-sucedido começa com trabalho duro e uma mentalidade correta, que leva à prosperidade. A prosperidade permite um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, levando à realização. A realização, por sua vez, proporciona a autonomia necessária para continuar o ciclo.

Leia: Como Tornar o Seu Negócio Online Mais Bem-Sucedido?

Conclusão

Trabalhar por conta própria tem seus prós e contras, mas com a mentalidade correta e a disposição para trabalhar duro, você pode superar os desafios e prosperar. Lembre-se de que a chave para o sucesso é equilibrar as demandas do trabalho e da vida pessoal, e estar disposto a fazer o que for necessário para manter seu negócio funcionando sem problemas. Com o tempo e o esforço certos, você pode alcançar seus objetivos e sonhos como empreendedor.