Contador para MEI: entenda a importância

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

De acordo com a legislação, o profissional com registro de MEI não tem a obrigatoriedade de contratar um contador para sua empresa. Porém, mesmo não sendo obrigatório por lei, o contador para MEI é essencial para garantir uma melhor gestão do negócio.

O contador para MEI possui um papel que vai além do controle das obrigações tributárias de uma empresa, ou seja, esse profissional possui papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento de empresas, independentemente do seu tamanho e área de atuação.

Ao longo desse artigo, falaremos mais sobre o papel e a importância do contador para MEI. Acompanhe-nos na leitura!

Qual o papel do contador para MEI?

Como falamos no início, o contador exerce um papel importante no negócio, que vai muito além da gestão de obrigações tributárias. O contador para MEI proporciona informações que permitem melhor controle e gestão sobre o seu próprio negócio.

O contador também atua no assessoramento, fornecendo orientações em relação a processos, permitindo que o MEI tome as melhores decisões. O profissional é um parceiro essencial, pois apenas por meio dessa união o negócio irá obter melhores resultados.

Leia também: Novas regras de contribuição do INSS: como elas afetam o MEI e profissional autônomo.

 

 

Qual a importância do contador na rotina de uma empresa na modalidade MEI?

A importância do contador para MEI
A importância do contador para MEI

O contador é o principal ponto de apoio de um microempreendedor. Ele fornecerá as informações relevantes para o empreendedor, ajudando-o a direcionar as suas ações e garantir o crescimento de negócio e faturamento.

A organização contábil é essencial para o crescimento de uma empresa, e somente através de uma contabilidade bem elaborada é  possível entender de forma clara os resultados obtidos.

O contador para MEI irá auxiliar também nas questões trabalhistas, principalmente para aqueles que possuem funcionário registrado.

Nesses casos, a presença do contador é ainda mais importante, pois o profissional poderá direcionar o microempreendedor nos recolhimentos de FGTS, INSS, afastamentos, licença médica, maternidade, entre outros.

Além desses aspectos que citamos aqui, o contador para MEI também atua na:

- Abertura MEI

- Encerramento MEI

- Emissão de Notas Fiscais

- Declaração de faturamento

- Escrituração contábil

- Sincronização e verificação do DAS em dia

- Apuração do IRPF

- Apuração de custo e lucro da atividade

- Contratação de um funcionário

- Retificações diversas

- Orientações quanto ao Certificado Digital

Caso o MEI ultrapasse o teto de faturamento, ou ainda modifique sua atividade de trabalho (CNAE), então será obrigatório contar com o apoio de um bom contador para MEI

Leia também: MEI, Microempresa e Pequena Empresa - afinal, qual é a diferença?

Muitos microempreendedores ainda optam por cuidar da contabilidade de suas empresas por conta própria. O que é possível, visto que a lei isenta o MEI da obrigatoriedade de assessoria de um contador.

Contrate a ARKA Online

Como já foi possível entendermos, o contador é fundamental para a manutenção e o crescimento de qualquer negócio. Se você deseja ajuda de um contador para MEI, entre em contato com a ARKA Online.

Somos um escritório de contabilidade digital especializado em MEI, com uma equipe qualificada e sistema moderno e personalizado. Entre em contato com a ARKA Online pelo site https://www.arkaonline.com.br/mei

Envie uma mensagem pelo WhatsApp (61) 99804-0481, para tirar todas as suas dúvidas!

Conte com ajuda especializada!

Conte com a Arka Online! Nós cuidamos de toda a parte burocrática para que você tenha tranquilidade e tempo de sobra para cuidar de outras questões. 

Executamos com sigilo e qualidade os serviços contábeis mais requeridos por quem deseja contratar. Além disso, também oferecemos assessoria tributária e trabalhista completa. 

Entre em contato conosco e saiba mais informações a respeito de nossas especialidades!