Contabilidade para startup: saiba por que é necessário

Tempo de leitura: 5 minutos

Como funciona a contabilidade para startup? É sobre isso que este artigo vai abordar. Acompanhe na leitura!

Não há dúvidas de que a contabilidade é uma ferramenta de gestão vital para o crescimento de qualquer empresa. Isso porque analisa a situação econômico-financeira em que as empresas operam e fornece métricas importantes para mensurar investimentos, retornos e custos.

É possível notar o crescimento de empresas cujo modelo de negócios é startup, tanto no Brasil quanto no mundo. Mas como funciona a contabilidade em uma startup? Este artigo resolverá este problema.

Primeiramente, é preciso entender melhor todo o desdobramento de um modelo de negócio como startup. Em seguida, é necessário analisar a importância da contabilidade para sua gestão e continuidade.

Conceito de startup

Startup significa “uma empresa no início de uma atividade”. Portanto, é uma empresa que busca solucionar problemas já presentes no mercado por meio de ideias ou soluções inovadoras. Para iniciar uma startup, você precisa atender a alguns requisitos importantes, como:

  • Ser escalável: quando uma empresa pode aumentar os lucros sem aumentar os custos proporcionalmente ao crescimento.
  • Ser replicável: é uma dinâmica em que novos clientes podem ser capturados e fidelizados, sem aumentar o investimento proporcional aos lucros.
  • Ser incerta: a incerteza surge de questões que existem no mercado e precisam ser abordadas. Assim, as startups procuram soluções para os problemas.
  • Ser inovadora: as startups utilizam a inovação como uma de suas maiores definições, pois traz novas soluções para velhos problemas.

O empreendedorismo por meio de novas startups é um investimento crescente no país, pois há muitos casos de sucesso em que ideias inovadoras resolveram problemas antigos. Cada segmento da economia tem suas dificuldades e impasses, então é nesse contexto que a startup busca aplicar uma solução ao problema de um cliente e torná-lo lucrativo para empreendedores em escala.

Com o conceito de startup, podemos agora entender a importância da contabilidade neste modelo de negócio.

Para alcançar um crescimento sustentável e seguro, é necessário controlar, investir e cumprir os projetos que devem cumprir a legislação. Infelizmente, muitas empresas iniciam suas atividades sem esses cuidados e acabam não conseguindo se manter no mercado por muito tempo. Para evitar isso, a contabilidade traz os controles necessários para atender todas as exigências legais. Ainda assim, a função da contabilidade vai além de atender às exigências legais, ela também ajuda a gerenciar os lucros, custos e investimentos de uma empresa.

Hoje, você pode contar com uma contabilidade online que traz mais agilidade ao processo.

Leia também: Contabilidade Online: 5 vantagens de contratar um serviço digital

Contabilidade para startup

Como mencionado anteriormente, o sucesso empresarial não depende apenas de boas soluções para os problemas. À medida em que o mercado se torna mais competitivo, é importante ficar à frente da burocracia e proteger as empresas de problemas conhecidos. Da abertura de uma empresa ao atendimento ao cliente, é importante fazer a contabilidade trabalhar a seu favor.

Abertura de um negócio como startup

Contabilidade para startup
Contabilidade para startup

É importante a ajuda de um contador para abrir o CNPJ, Inscrição Estadual, Cadastro Municipal, e para credenciamento para emissão de notas fiscais eletrônicas.

A importância do planejamento financeiro na Startup

Para que uma empresa seja bem sucedida e contínua, o planejamento financeiro deve ser claro, incluindo projeções de custos, investimentos e receitas confiáveis, dando ao empreendedor uma visão sólida para a empresa, além de metas e expectativas realistas.

Mesmo a definição do capital inicial de uma startup proposta para suportar todos os investimentos exige um planejamento adequado para evitar surpresas financeiras ao longo do caminho. Todos esses controles e mensurações financeiras são alcançados por meio da contabilidade.

A importância do planejamento contábil na Startup

Toda a burocracia legal exigida na hora de criar uma empresa é destacada acima, o que exige conhecimento contábil.

Porém, além da parte documental da abertura da empresa, é necessário documentar todas as movimentações, registrar todas as entradas e saídas da empresa, pois para tomar decisões é necessário ter esses registros de informações e poder ajudar o empresário a determinar a situação económica e financeira da empresa.

A importância do planejamento tributário na Startup

A adequação tributária é necessária para que aa startup se estruture em um regime tributário adequado e evitem tributar mais do que realmente é necessário.

A legislação tributária brasileira é complexa, o que dificulta o entendimento e a aplicação da lei pela melhor forma possível para os empresários. Portanto, devido a essa complexidade, é necessário o auxílio de um contador para determinar o melhor regime tributário para uma startup.

O Cuidado com a conformidade fiscal e trabalhista na Startup

Além de cumprir a regulamentação para abertura de empresa e gestão de documentos, é necessário também cumprir a regulamentação tributária, cumprir as obrigações para evitar problemas com a justiça ou com o fisco

Essas obrigações legais podem ser agrupadas em diversas áreas: estadual, municipal, federal, trabalhista, previdenciária. Aqui estão algumas dessas obrigações legais:

  • Emissão e controle das notas fiscais de venda ou serviço;
  • DIRF ou SPED Reinf;
  • Folha de salários;
  • Escrituração fiscal e contábil;
  • SPED EFD;
  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais - DEFIS;

Essas obrigações podem mudar dependendo do regime tributário da empresa, ou até mesmo do seu faturamento. Nesse sentido, é importante verificar quais são as obrigações legais da empresa e cumpri-las nos prazos estabelecidos pela legislação vigente.

Diante de todos esses aspectos legais, é fundamental ter uma contabilidade online, que auxilia a startup a manter um controle financeiro confiável e sempre amparada pela legislação.

Desta forma, busca-se o crescimento firme e contínuo da empresa, evitando as estatísticas de fechamento de negócios por falta de controle e gestão.

E aí, gostou do artigo?

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a ARKA Online. Teremos prazer em atendê-lo.

A ARKA Online tem profissionais que podem ajudar com a contabilidade de uma startup. Utilize um dos nossos canais de comunicação!