Plataforma da RFB Unifica e Padroniza Nota Fiscal de Serviço Eletrônica dos Municípios e DF

Tempo de leitura: 4 minutos

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica dos Municípios e DF
Nota Fiscal de Serviço Eletrônica dos Municípios e DF

Plataforma da RFB Unifica e Padroniza a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe) dos Municípios e do Distrito Federal.

A Receita Federal do Brasil, lançou plataforma para administrar e unificar o padrão da Nota Fiscal de Serviço eletrônico, a NFS-e. Ela chega para unificar o processo de emissão de notas fiscais de serviço em um sistema único e automatizado, o que acaba facilitando o controle de documentos, diminui o tempo de emissão e ainda contribui com a diminuição da exposição das empresas aos riscos do mercado.

O projeto foi entre o governo federal, municípios e Distrito Federal, e implementado pela Receita Federal. A NFS-e é utilizada para registrar digitalmente os detalhes das atividades de prestação de serviços, e o documento fica armazenado na Receita Federal ou em outras entidades relacionadas.

Como é o novo sistema de padronização da NFS-e

A plataforma de administração tributária fornece muitos serviços que beneficiam empresas e municípios, como ajudar os municípios a obter maior transparência e fornecer às empresas mais informações sobre sua situação fiscal. A plataforma foi criada após consultas com diferentes municípios e suas leis, tornando-a personalizável para os diferentes portes de cidades e empresas.

Suas características podem ser alteradas de acordo com as necessidades de empresas de diferentes portes, auxiliando na melhoria da competitividade dentro de uma empresa e incentivando novos investimentos.

A Associação Brasileira das Secretarias de Finanças de Capital em conjunto com a Confederação Nacional dos Municípios, Serpro, Sebrae, outras 114 empresas e a Receita Federal compõem a parceria que realiza este convênio. Os municípios interessados ​​em participar podem entrar em contato com a Receita para assinar o termo de adesão ao convênio.

O que é a NFSe – Nota fiscal de Serviço eletrônica?

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica dos Municípios e DF
Nota Fiscal de Serviço Eletrônica dos Municípios e DF

No Brasil, a nota fiscal eletrônica está em vigor desde 2006. A NF-e substitui a nota fiscal em papel e é utilizada para formalizar a venda de produtos e serviços.

Desde a sua implantação, os processos tributários tornaram-se mais fáceis e rápidos, e os custos foram reduzidos.

Leia: Você Tem Medo de Usar NFC – Pagamento Por Aproximação? Saiba O Que é Verdade e Mito

Tipos de Notas Fiscais eletrônicas existentes

No Brasil, existem muitos tipos de nota fiscal eletrônica. As mais comuns são para compra de produtos físicos online ou em loja física: a Nota Fiscal Eletrônica de Produto (NF-e). A NFS-e é para qualquer serviço, como academias, clínicas médicas ou escolas. O NFC-e é para cupons de varejo que são muito comuns nas lojas.

Quais os benefícios que a nota fiscal de serviço eletrônica traz?

A Nota Fiscal de Serviços eletrônica traz muitos benefícios para uma empresa, como reduzir custos, tornar a fatura legal e tributável, prevenir erros, facilitar processos, tornar as cidades mais seguras com integração e muito mais.

Para o prestador de serviço, a NFS-e chega para facilitar o processo de emissão da nota fiscal de serviço, pois ele não precisa mais se preocupar com a impressão e entrega da nota fiscal, além de permitir que o prestador de serviço realize a comunicação de todas as notas fiscais de serviço emitidas, para a Secretaria de Fazenda do seu município ou Distrito Federal.

Com a NFS-e, o prestador de serviço tem acesso a um sistema de gerenciamento de notas fiscais, que permite acompanhar e arquivar as notas fiscais de serviço emitidas por sua empresa, além de permitir que o prestador de serviço realize a comunicação de todas as notas fiscais de serviço emitidas, para a Secretaria de Fazenda municipal.

ARKA Online Contabilidade

Na ARKA Online Contabilidade você tem acesso a um sistema otimizado para emitir notas fiscais eletrônicas. O sistema é online e ilimitado, o que significa que você pode emitir quantas notas fiscais eletrônicas quiser, sem ter que se preocupar com limites.

Além disso, o sistema é intuitivo e fácil de usar, o que torna a emissão de notas fiscais eletrônicas muito mais rápida e eficiente.