O Novo RG Digital já Está Disponível. Saiba se Será Obrigatório e Como Fazer Para Emitir

Tempo de leitura: 4 minutos

Já está disponível o novo RG digital. Saiba se será obrigatório e como fazer para emitir. O novo Registro Geral (RG) é uma iniciativa do Governo Federal que visa a melhoria da segurança pública, assim como a simplificação de processos administrativos.

O Governo Federal anunciou recentemente a mudança no design do Registro Geral (RG). A nova versão está mais segura e difícil de ser falsificada. O documento também traz mais informações sobre o cidadão, como data de nascimento, filiação e assinatura digital.

Desde março, os cidadãos brasileiros contam com um novo modelo de identidade, comumente conhecido como RG Digital. Seu nome não foi dado por acaso, pois o documento terá versão online e impressa para facilitar a apresentação de dados quando necessário.

Este novo documento vem para trazer mais segurança ao documento, ou seja, evitar golpistas e fraudadores, mas o RG também visa eliminar o problema da numeração dos documentos.

Sabemos que por muito tempo cada estado emitia seu próprio número de RG, o que acabou gerando um problema: quando um cidadão recebia a primeira via do RG em um estado e a segunda via em outro, ele passava a ter dois dos números de Identidade. Então você pode imaginar a confusão causada.

Para eliminar o problema de cada estado ter seu próprio número de RG, agora todos os documentos terão apenas o CPF como "número único", ou seja, o número em seu RG não existirá mais, pois o CPF será aceito pelo governo como o número oficial.

Como alterar o RG e quando aplicá-lo?

Vale ressaltar, antes de mais nada, que o processo de implantação do novo RG Digital está muito atrasado, então o governo finalmente permitiu uma prorrogação para março de 2023 do prazo para que os órgãos de cada estado comecem a publicar o novo documento.

Isso significa que nem todos os estados podem liberá-lo. Como eles ainda têm cerca de dez meses para cumprir as novas regras, não parece haver pressa, então não se surpreenda por não conseguir.

No entanto, um cidadão que queira saber se seu estado produziu um novo modelo de arquivo pode ir ao cartório e perguntar se um novo modelo está sendo lançado ou se há previsão.

Se a resposta for sim, o indivíduo pode gerar um novo documento apresentando uma certidão de nascimento ou certidão de casamento.

Também é importante esclarecer que o RG atual é válido por 10 anos, então alguns cidadãos podem emitir novos documentos até 2032 sem problemas. Vejamos os prazos:

  • Crianças de 0 a 12 anos: O RG atual ainda tem validade de 5 anos;
  • 12 a 60 anos: O RG atual é válido por 10 anos;
  • Idosos com mais de 60 anos: O RG atual é válido por tempo indeterminado.

Leia também: O Bem-Estar dos Funcionários Vem Ganhando Atenção das Empresas!

Como obter o novo RG Digital?

Notavelmente, a emissão do novo RG Digital começou em março/2022, mas levará muito tempo para que as agências estaduais de identificação se adaptem aos novos documentos. Isso significa que os estados ainda estão implementando o modelo no sistema, embora esteja em vigor.

Por outro lado, vale lembrar que novos documentos só serão emitidos por cidadãos que já estejam biometricamente cadastrados na justiça eleitoral ou em outros órgãos de identificação. Se não, é hora de oferecer.

Você precisará instalar o aplicativo do Cartão de Identidade Nacional (DNI) para solicitar o novo RG Digital. Ao abrir a plataforma, o cidadão deve preencher o CPF do pré-cadastro; nome completo; data de nascimento; e-mail e telefone.

Ao final, os solicitantes podem simplesmente solicitar os documentos em um local físico ou virtual, pois a secretaria estadual de segurança pública emitirá o novo cartão.

Conclusão

O novo RG digital está disponível para todos os cidadãos brasileiros. É obrigatório para quem solicitar um novo documento e também para aqueles que já possuem o antigo RG físico.

Para emitir o seu, basta acessar o site do Governo Federal e seguir as instruções indicadas. A partir de agora, é importante que você mantenha seu documento digital sempre atualizado, pois ele será exigido em diversas situações da sua vida cotidiana.

O artigo te ajudou a entender o novo RG Digital?

Deixe seu comentário. A ARKA Online Contabilidade agradece!